A SNT 2021 traz o tema das Campanhas Educativas para este ano: ?No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas?

Dos dias 18 a 25 de setembro comemora-se a Semana Nacional do Trânsito (SNT), conforme estipulado pelo art.326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este período é dedicado à realização de ações em todo o país com o objetivo de conscientizar os motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. A SNT 2021 traz o tema das Campanhas Educativas para este ano: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita) planejou para a data atividades na cidade em parceria com a Polícia Militar Rodoviária. O direcionamento para as ações em Itabira é “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto, o maior cuida do menor”. A campanha acontece nas redes sociais da Prefeitura e também nas blitzes de trânsito. A abertura da Semana Nacional de Trânsito foi feita no formato online por meio de publicações nas redes sociais da Prefeitura de Itabira. Nesta segunda-feira (20), a equipe da Transita realizou uma blitz educativa na Avenida João Pinheiro. No local foi dada orientações aos que passaram por lá e também foi entregue panfletos.

De acordo com o superintendente da Transita, Flávio Raimon, considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a campanha busca preservar vidas, por meio de ações de conscientização. “ Em nossa cidade reforçaremos a conscientização de que no trânsito todos somos responsáveis e que devemos nos cuidar e cuidar dos demais para termos uma mobilidade segura”, disse o superintendente.

Seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), a realização da Semana Nacional de Trânsito visa desenvolver ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito. Tais ações contemplam a discussão questões relacionadas a` infraestrutura viária, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

Confira o cronograma da Semana Nacional de Trânsito:

21/09 – Divulgação das estatísticas do trânsito em Itabira.

21/09 – Publicação dos Cadernos Estatísticos no site da Tranista (https://transita.itabira.mg.gov.br/principal).

22/09 – Blitz panfletagem.

23/09 – Simulação de Sinistro – Local: Av. Mauro Ribeiro.

Aniversário de 24 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Dia do Agente de Trânsito.

24/09 – Podcast sobre Trânsito no Spotify.

25/09 – Postagem Fechamento da Semana do Trânsito

por Coordenadoria de Comunicação