Idealizado com o intuito de potencializar a segurança para o homem do campo e as atividades nele desenvolvidas, foi lançado o Projeto Cinturão Rural, elaborado pelo comando da 7ª RPM, em Divinópolis, no centro-oeste mineiro, uma região estratégica para o agronegócio, importante setor da economia do Estado. Ocorrido na última sexta-feira (24/09), no auditório da Faculdade Pitágoras, o lançamento oficial do Cinturão Rural setorizado, digitalizado e monitorado, contou com a presença de autoridades políticas, militares, e apresentação do trio da Patrulha Rural, que com violão e sanfona embalaram a saída das Patrulhas Rurais em comboio para mais um turno de serviço.

Para elaborar o Projeto Cinturão Rural, seguindo as diretrizes do Governo do Estado e do Comando-Geral da instituição, a 7ª RPM realizou um estudo de setorização de toda sua área, que abriga 50 municípios e 40 distritos. Foram identificadas e mapeadas as zonas rurais, criando rotas e itinerários baseados nos estudos do fenômeno do crime, criando uma malha protetora. Foram destinados recursos para a digitalização da rede de rádio e o Comando-Geral possibilitou a reconvocação de policiais militares para comporem as Patrulhas Rurais.

Participaram do evento o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Brant; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; o comandante da 7ª RPM, coronel Wemerson Lino Pimenta, dentre outras autoridades, como os chefes do Poder Executivo dos Municípios da 7ª RPM, presidentes das Câmaras Municipais, empresários do meio rural e parceiros da PMMG.

Durante o evento, foi exibido um vídeo do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e da secretária de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, em homenagem aos 20 anos de inclusão da Patrulha Rural no portfólio de serviços da PMMG. Foi exibido também um vídeo do comandante-geral da PM parabenizando o serviço da Patrulha Rural e um vídeo institucional da 7ª RPM apresentando o Projeto Cinturão Rural.

O vice-governador do Estado e o comandante-geral da PM, receberam uma homenagem da 7ª RPM, devido ao apoio incondicional do Governo do Estadual e do Comando-Geral da PMMG no desenvolvimento e implementação do Cinturão Rural da 7ª RPM. A homenagem foi entregue pelo coronel Wemerson e pelo 2º sargento Luciano, militar que executa o serviço de Patrulha Rural a mais tempo na 7ª RPM.

Paulo Brant enfatizou, durante o evento de lançamento, a importância do agronegócio para a economia de Minas Gerais e o papel fundamental que a Polícia Militar desempenha na promoção da paz no campo, “o que garante que o setor continue se tornando competitivo e um dos sustentáculos da pujança de Minas”. O vice-governador parabenizou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido na 7ª RPM com a criação do Cinturão Rural, uma iniciativa de destaque em todo o Estado. Em sua fala, o comandante-geral frisou que as ações que estão sendo colocadas em prática na 7ª RPM estão em perfeita consonância com os objetivos institucionais e tem cumprido seu propósito de aumentar a sensação de segurança no meio rural.

A mesa diretora contou ainda com a presença dos deputados federais Diego Andrade, Domingos Sávio e Newton Cardoso Júnior, e os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes (vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais), Fábio Avelar, Wendel Mesquita e Cleiton Gontijo de Azevedo. Todos os parlamentares da mesa diretora fizeram o uso da palavra e enalteceram o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar junto ao homem do campo, especialmente na 7ª RPM.

Antes do lançamento das Patrulhas Rurais, o público se encantou com a apresentação do trio da Patrulha Rural, composto pelo tenente Wilians, cabo Igor e cabo Fred, com a participação especial dos cantores sertanejos Gino e Geno, e do sanfoneiro Mosquito, Wesley Edioni dos Santos, sanfoneiro do programa do Ratinho. As autoridades se deslocaram para a área externa da Faculdade Pitágoras e acompanharam o lançamento das viaturas das Patrulhas Rurais em comboio até os seus locais de atuação. O evento contou com a participação das bandas de música da 7ª RPM e do 7º BPM, que abrilhantaram os atos solenes, e foi transmitido nas mídias sociais da PMMG (Facebook).

Patrulha Rural na Live Exclusiva Agroshow

Nesse domingo (26/09), militares da Patrulha Rural participaram da Live Exclusiva Agroshow. O evento ocorreu na zona rural de Itapecerica e foi organizado pela Multimarcas Consórcios, com apresentação de Fabiano Cazeca e Marcos Maracanã. Participaram ainda diversos artistas, entre eles Gino e Geno, Rick e Renner, além da presença do deputado Antônio Carlos Arantes e Alisson Paolineli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Polícia Militar de Minas Gerais: 246 anos, nossa profissão, sua vida!

2021: 40 anos da força e leveza da Mulher na Polícia Militar

Autor: Killzy Lucena – Sala de Imprensa PMMG