Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, Santa Maria de Itabira promove a Conferência Municipal de Educação (Conae). A Conae será realizada no dia 17 de novembro, a partir das 12h30, na Fundação Francisco de Assis. São objetivos da etapa municipal da Conae: avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PME/SJ), analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, bem como os avanços e desafios; além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034.

São convidados a participar representantes de organizações, entidades, segmentos sociais e setores; poderes Executivo e Legislativo; sistemas de ensino; entidades de trabalhadores da educação; órgãos públicos; entidades e organizações de pais e de estudantes; sociedade civil; movimentos de afirmação da diversidade e dos conselhos e fóruns de educação, entre outros.

As propostas de emendas aprovadas na etapa municipal serão sistematizadas na Etapa Regional para serem avaliadas e avançarem para as demais etapas (estadual e nacional).