O Departamento de Estado continua o processo de atualização de suas políticas com relação aos marcadores de gênero nos passaportes e relatórios consulares de nascimento no exterior (CRBAs) dos EUA para melhor atender a todos os cidadãos dos EUA, independentemente de sua identidade de gênero. Conforme o secretário anunciou em junho, o Departamento está se movendo no sentido de adicionar um marcador de gênero X para pessoas não binárias, intersexuais e não conformes de gênero que solicitam um passaporte dos EUA ou CRBA.

O Departamento emitiu o primeiro passaporte dos Estados Unidos com um marcador de gênero X. Esperamos oferecer essa opção a todos os solicitantes de passaporte de rotina assim que concluirmos as atualizações exigidas do sistema e do formulário no início de 2022. Forneceremos atualizações e informações em nosso site:  travel.state.gov/gender .

O Departamento também continua a trabalhar em estreita colaboração com outras agências governamentais dos EUA para garantir uma experiência de viagem o mais tranquila possível para todos os portadores de passaporte, independentemente de sua identidade de gênero.

Quero reiterar, por ocasião da emissão deste passaporte, o compromisso do Departamento de Estado de promover a liberdade, dignidade e igualdade de todas as pessoas – incluindo pessoas LGBTQI +.

Fonte: U.S. Department of State