As novas alterações estão de acordo com a 6ª versão do Protocolo Sanitário do Estado de Minas Gerais

A partir da próxima quarta-feira, 3 de novembro, o retorno às aulas presenciais não será mais facultativo na rede municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo. Os alunos terão, obrigatoriamente, que retornar às escolas para darem continuidade ao ano letivo de 2021.

O retorno será possível devido à redução de casos de covid-19 no Estado de Minas Gerais, avanço da vacinação, melhoria constante dos indicadores relacionados à pandemia, redução da incidência do número de novos casos e de internações. Outra mudança importante será a eliminação da exigência de distanciamento entre os estudantes nos ambientes da escola e do transporte escolar.

Essas novas alterações estão de acordo com a 6ª versão do Protocolo Sanitário do Estado de Minas Gerais, permanecendo vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz, lavagem de mãos, etiqueta respiratória, a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19, em combinação com isolamento e quarentena.

Vale ressaltar que o retorno presencial das crianças e adolescentes tem exceção para os estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à Covid-19, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

 A Secretaria Municipal de Educação reforça a importância do retorno presencial de todos nas escolas e, com a parceria das famílias, dos estudantes e dos profissionais da educação, tudo ocorrerá de forma segura e responsável nessa retomada presencial.

A retomada completa das atividades escolares presenciais é imprescindível para atenuar os prejuízos educacionais, emocionais e sociais que a pandemia da Covid-19 trouxe para a sociedade, mesmo que muitos considerem que o ano letivo já está no final.