No dia 11 de novembro, a Vale e as Defesas Civis de Jeceaba e Congonhas realizarão o teste das sirenes do sistema de alarme da Barragem 7, instalada em Jeceaba. Às 9h, o som emitido será o toque da sirene. Às 10h, será o trecho de uma música instrumental.

Antes do acionamento, a sirene emitirá a seguinte mensagem: Teste de sirene. Atenção! Este é um teste de sirene do sistema de emergência. Dentro de instantes a sirene será acionada apenas para teste. Atenção! Este é apenas um teste de sirene.

O som alcançará áreas operacionais da Vale e localidades próximas da estrutura. Em Jeceaba poderá ser ouvido nos bairros Carvalhada, Distrito de Caetano Lopes, Vila Chacrinha, Centro, Volta Fria, Sumidouro, Ipê Amarelo, Barra de Santo Antônio, Camapuã, Vila Reis, Casinhas e Minérios. Em Congonhas nos bairros Esmeril e Caetano Lopes. Ao ouvirem o alarme, as pessoas não precisarão se deslocar para os pontos de encontro ou paralisar suas atividades.

Esta ação faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração (PAEBM) e tem o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do sistema, bem como o cumprimento da legislação vigente, independentemente do nível de emergência da estrutura.

Além dos testes do sistema de alerta sonoros, a Vale está trabalhando em parceria com as Defesas Civis dos municípios para levar às comunidades as informações de rotas de fuga e pontos de encontro, bem como orientações básicas para atuação em emergência e para a realização de simulados.