Adesão do estado busca apoio para desenvolvimento dos compromissos firmados na campanha Race to Zero

Minas Gerais assinou Memorando de Entendimento que formaliza a adesão do Estado à Coalizão Under 2. A parceria foi estabelecida durante a Assembleia Geral da Coalizão, realizada em Glasgow, na Escócia, dentro da programação da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, representou o governador Romeu Zema na assinatura, nesse domingo (7/11).  

O ingresso de Minas na coalizão busca apoio para o desenvolvimento dos compromissos firmados na adesão do Governo do Estado à campanha Race to Zero, como a atualização do Inventário de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa e do Plano de Ação Climática. A Coalizão Under 2 é uma aliança climática que reúne mais de 260 Estados, regiões e províncias em todo o mundo que representam cerca de 1,75 bilhão de pessoas e 50% da economia global.  

O movimento oferece suporte técnico, visibilidade de ações em nível internacional e auxílio para participação em eventos climáticos de grande expressão. Na assembleia, junto a representantes de diversos estados, cidades e países, a secretária Marília Melo fez uma apresentação sobre as experiências e projetos do Governo de Minas para zerar as emissões de gases de efeito estufa.  

A secretária também ressaltou a atuação de Minas para a preservação de biomas como a Mata Atlântica, e da projeção de reflorestar 3,7 milhões de hectares no estado até 2030. Outro ponto citado foi o contexto da adesão pioneira à campanha RaceTo Zero, junto às Federações da Indústria (Fiemg) e da Agricultura (Faemg) de Minas Gerais.


“Nós temos um grande desafio para estabelecer em Minas Gerais um plano de ação com estratégias para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e na transição para a economia de baixo carbono”, observou Marília. Ela enfatizou, ainda, a articulação feita com representantes de governos de outros estados, municípios e países. “São articulações que reforçam o nosso compromisso e nos auxiliam rumo à economia verde”, acrescentou.   

Coalizão  

Os países, estados e cidades membros da Coalizão Under 2 se comprometem a manter o aumento da temperatura global abaixo de 2° C, com esforços para atingir 1,5 °C. Entre os participantes do movimento, 35 estados e regiões da Coalizão se comprometeram a zerar emissões líquidas até 2050, ou antes. 

A busca para o alcance dos objetivos na coalizão é feita em um trabalho com os governos para acelerar a ação climática por meio de três fluxos de trabalho: caminho, ação política e transparência.  

COP 26  

Nesta segunda-feira (8/11), o governador Romeu Zema se juntou à comitiva brasileira, em Glasgow, para as agendas e debates na COP26. Além de importante participação no dia 11/11, na abertura de painel da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), Zema terá encontros de negócios com potenciais investidores e com representantes do governo britânico, em Londres, na Inglaterra. 

As agendas no Reino Unido têm como foco as relações comerciais e a atração de financiamento para projetos sustentáveis, como no caso da pauta de transição energética, um dos pilares de Minas Gerais na busca pela descarbonização.