Alerta vermelho foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

A Defesa Civil de Itabira está atenta para a possibilidade em chuvas severas no município. O alerta vermelho foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 15 horas desta quinta-feira (11) e vale até às 3 horas da madrugada desta sexta-feira (12).

Segundo o alerta, as chuvas, neste período, podem ter média superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há riscos de inundação e deslizamentos de encostas, segundo o instituto nacional.

A população deve se prevenir e permanecer em locais seguros em caso de tempestades. Qualquer risco deve ser comunicado à Defesa Civil pelos telefones 3939-2147 e 98294-6273 (whatsapp) ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) é parte integrante do Grupo de Gestão de Riscos e Desastres, articulado no início deste ano e que voltou às atividades em agosto, com o retorno do período chuvoso. Com as chuvas desta semana, a Defesa Civil intensificou os monitoramentos e tem percorrido áreas consideradas mais sensíveis em Itabira.

“O importante é que a população permaneça atenta e em segurança. Desde ontem as chuvas já ganharam mais volume e a tendência é de que permaneça até domingo. Qualquer situação fora da normalidade deve ser imediatamente comunicada à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros”, afirma a coordenadora da Compdec, Nilma Macieira de Castro.