Foto: Reprodução Vídeo

Militares do Corpo de Bombeiros de São João Del-Rei resgataram na noite deste domingo, dia 12, dois jovens que se perderam na Serra do Lenheiro. De acordo com informações repassadas para a guarnição, os rapazes, de 22 anos e 14 anos, pertenciam a um grupo de orações e teriam saído por volta das 14 horas para uma região que é conhecida pela frequência de religiosos, mas se perderam no momento da volta.

Um morador de um sítio na região escutou os gritos das vítimas e acionou a corporação em torno de 18h20, que se deslocou imediatamente para o local. Após algum tempo de buscas, os militares encontraram a dupla.

Apesar do susto, ambos apresentavam apenas escoriações e foram levados até um lugar seguro pelos Bombeiros.

Veja os detalhes repassados pelo chefe da equipe de operação:
Tratava-se de um local de acesso bastante complicado, com mata densa e algumas regiões alagadas. Além disso, os dois jovens não estavam com celulares, o que impossibilitou qualquer tipo de comunicação direta. A única alternativa foi buscar comunicação sonora com apitos ou comunicação verbal através de gritos, pois a visibilidade já estava prejudicada pela ausência de iluminação.

Um drone também foi utilizado para auxiliar nas buscas e na saída do local. Após algum tempo de buscas, foi possível se aproximar do ponto onde os dois rapazes estavam. No momento em que foram encontrados, estavam bastante assustados, com algumas escoriações, mas sem ferimentos significativos. Ambos foram então levados em segurança para um local seguro, onde puderam se encontrar com seus familiares e seguirem de volta para suas casas.

Cuidados na hora de fazer passeios em serras

É importante buscar locais que tenham trilhas bem sinalizadas e evitar sair destes caminhos. Além disso, é melhor estar com alguém que conheça o local e sempre trazer consigo itens que possibilitem a localização e o contato, como celulares e aparelhos de GPS.

Também deve se observar o horário de saída e o cálculo estimado de tempo de trajeto, dando preferência para passeios pela manhã e evitando passeios mais longos entre o meio e o final da tarde.
Caso perceba estar perdida, a pessoa deve tentar manter a calma, procurar um local seguro e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.