O reitor da UNIFEI apresentou ao governador as atividades desenvolvidas no CTPB - Fotos: Professor Cleber Gonçalves Júnior / SECOM - UNIFEI

No dia 13 de junho, quinta-feira, por volta das 8h30, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, visitou a área de expansão da UNIFEI, dentro do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), para conhecer as instalações do Centro Tecnológico do Pré-Sal Brasileiro (CTPB) e do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), bem como o campus sede da Universidade, onde passou pelas obras do novo Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU).

O governador foi recebido pelo reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, e pelo prefeito municipal de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, na área de expansão da UNIFEI. Também participaram da recepção os professores Antônio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor; Gilberto Duarte Cuzzuol, diretor do Campus de Itabira; Edmilson Marmo Moreira, Edmilson Otoni Correa e Rero Rubinger, respectivamente pró-reitores de Graduação, de Pesquisa e Pós-graduação e de Administração, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Itajubá.

Ainda estiveram acompanhando a visita, entre outros servidores docentes e técnicos-administrativos da UNIFEI, o coordenador do CTPB, Marcos Aurélio de Souza, e os pesquisadores ligados ao CH2V Geovani Rodrigues e Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM);  Márcia Regina Baldissera Rodrigues, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e Eduardo Crestana Guardia, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE).

CTPB

Em conversa com os professores Edson da Costa Bortoni e Marcos Aurélio de Souza, o governador pôde conhecer melhor sobre as atividades desenvolvidas no Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro, que é, atualmente, o único laboratório no mundo capaz de reproduzir as condições da produção de poços de petróleo na camada do pré-sal.

O reitor explicou que para a construção do CTPB foram necessários investimentos de mais de R$ 300 milhões realizados pelo Consórcio de Libra com aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e que tal consórcio é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell (19,3%), Total (19,3%), CNPC (9,65%) e CNOOC (9,65%), e Pré-Sal Petróleo S. A. – PPSA (3,5%), como representante da União na área não contratada.

O CTPB conta com instalações equipadas com tecnologias de ponta para o desenvolvimento e testes de equipamentos utilizados na produção de petróleo em condições típicas do pré-sal brasileiro, as quais envolvem pressões que podem ser até 200 vezes maiores do que a pressão atmosférica, água altamente salina e altos teores de CO2, chegando a até 80% v/v.

Ao final da visita, o governador Zema foi presenteado com produtos da região de Itajubá e com uma medalha em comemoração aos 110 anos da Instituição. Fotos: Professor Cleber Gonçalves Júnior / SECOM – UNIFEI

CH2V

Ainda na área de expansão da UNIFEI, o governador visitou a unidade de produção de hidrogênio verde e a estação de abastecimento de veículos do CH2V, composta por um eletrolisador tipo PEM de 300kW de potência, vasos de armazenamento, dispensador de abastecimento e uma célula a combustível. O governador foi informado de que, com essa unidade, a Universidade terá a capacidade de produzir 60Nm³/h de H2V em um laboratório para pesquisa, desenvolvimento e demonstração da produção e uso do hidrogênio verde.

O reitor explicou ao governador que o CH2V estará capacitado para realizar o controle, medição, proteção e segurança da produção, além de analisar questões de logística e do uso final, e que também nele será possível realizar pesquisas sobre as aplicações de maior potencial no âmbito da mobilidade, geração de energia e usos industriais para o abastecimento de veículos.

“Podemos ver aqui um processo totalmente limpo que só usa água e energia elétrica, mostrando que o futuro está ao nosso alcance. Com o tempo, é só termos uma escala e custo menor para que o hidrogênio verde venha substituir a maioria dos combustíveis fósseis”, disse o governador durante a visita. 

O CH2V foi construído por meio de uma parceria entre a UNIFEI; a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (FAPEPE) e o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e que é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

CEU

Por volta das 9 horas da manhã, o governador Romeu Zema esteve visitando as obras do novo Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU), no campus sede da Universidade, que contam com investimentos do Governo de Minas Gerais, destinados também ao campus de Itabira.

Acompanhado pelo reitor da UNIFEI, o governador pôde conhecer os locais onde futuramente serão instalados área de Coworking, um laboratório de prototipação e salas voltadas para incubação de empresas bem como para atividades com estudantes da rede estadual de ensino. “O projeto inclui dois laboratórios de Coworking, cada um com 450 metros quadrados, e um laboratório de prototipagem com 250 metros quadrados, equipado com tecnologia avançada. Nesse espaço, os alunos do ensino médio e da Universidade resolverão problemas reais propostos por empresas parceiras, colaborando com empresas da região do Sul de Minas e do Vale do Paraíba”, explicou o professor Bortoni durante a visita.

Os investimentos feitos, tanto no CEU do campus de Itajubá como no de Itabira, fazem parte do Programa de Apoio às Universidades Federais em Minas Gerais, lançado no ano passado pelo governo estadual. Segundo informações da Agência Minas, ao todo, 11 instituições federais de ensino superior do Estado seriam contempladas com recursos do programa, totalizando cerca de R$ 600 milhões para o desenvolvimento de mais de 90 projetos.

Os valores foram destinados para a realização de obras e compra de mobiliários e equipamentos, entre outros. O programa busca uma maior integração das universidades públicas federais para desenvolverem projetos e ações conjuntas com a educação básica, além de promover a melhoria do ensino de qualidade em Minas Gerais.

Oferta de presentes

Ao final da visita, o governador Zema foi presenteado com produtos da região de Itajubá, como café e azeite de oliva, e também com uma medalha em comemoração aos 110 anos da Instituição (IEMI – IEI – EFEI – UNIFEI), completados em 2023.

Partindo da  UNIFEI, o governador seguiu viagem para cumprir sua agenda de visitas a outras cidades da região do Sul de Minas, como São José do Alegre, Brazópolis e Paraisópolis.

Mais informações

Outras informações sobre o CTPB podem ser acompanhadas em: https://unifei.edu.br/blog/unifei-inaugura-campus-de-expansao-na-semana-do-aniversario-de-sua-fundacao/

Para saber mais sobre o CH2V consulte https://ch2v.unifei.edu.br/, bem como a matéria veiculada sobre sua inauguração, disponível em:

https://unifei.edu.br/blog/unifei-inaugura-centro-de-hidrogenio-verde-com-a-presenca-do-ministro-de-minas-e-energia-alexandre-silveira

Mais informações sobre o CEU podem ser conferidas em: https://proex.unifei.edu.br/empreendedorismo-e-inovacao/ceu/

Para acompanhar outras matérias já veiculadas sobre investimentos do Governo de Minas Gerais na UNIFEI, confira:

https://unifei.edu.br/blog/unifei-recebe-r-53-milhoes-do-estado-de-minas-gerais-para-aplicacao-na-educacao-publica

https://unifei.edu.br/blog/governador-romeu-zema-anuncia-investimentos-de-r-236-milhoes-para-o-campus-da-unifei-em-itabira

E outras informações sobre a visita do governador à UNIFEI podem ser conferidas nos links da Agência Minas:

https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/minas-avanca-em-estudos-com-hidrogenio-para-substituir-combustiveis-na-transicao-energetica

https://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galeria/minas-avanca-em-estudos-com-hidrogenio-para-substituir-combustiveis-na-transicao-energetica