IML - Créditos: Kátia Passos Acom PMJM

Na manhã desta quinta-feira (4), a Prefeitura de João Monlevade deu um passo importante para aprimorar os serviços públicos de segurança e saúde na cidade. O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice Fabrício Lopes (Avante) assinaram um Termo de Cessão, cedendo um imóvel para a instalação do Instituto Médico Legal (IML). O novo espaço será administrado pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais.

O ato de assinatura contou com a presença do delegado Bernardo de Barros Machado, do presidente da Câmara de Vereadores Fernando Linhares (Podemos), do procurador jurídico do município Hugo Lázaro Marques Martins e do assessor de governo Cristiano Vasconcelos Araújo.

Localizado na avenida Cândido Dias, nº 6, no bairro José de Alencar, próximo ao Velório Municipal, o imóvel cedido tem como objetivo aprimorar os serviços prestados pela Polícia Civil, facilitando a realização de perícias e exames médico-legais essenciais para a justiça e segurança da população.

Em seu discurso, Dr. Laércio Ribeiro destacou a importância da ação. “A cessão desse imóvel é um passo fundamental para garantir que a nossa cidade tenha um atendimento médico-legal de qualidade, fortalecendo a segurança e a saúde pública. Estamos comprometidos em oferecer as melhores condições para a Polícia Civil desempenhar suas funções. Desde a minha primeira gestão, há 25 anos, foram diversas tratativas para cessões de áreas, e é muito importante para a população ter um local digno, além de proporcionar condições adequadas de trabalho para o legista e o auxiliar de necropsia. É um grande avanço para nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

O vice-prefeito Fabrício Lopes complementou que a iniciativa reflete o compromisso da administração em melhorar continuamente os serviços públicos, garantindo que a população de João Monlevade tenha acesso a um atendimento eficiente e humanizado. “Essa é uma demanda de anos, e Fernando Linhares lutou muito para isso. Estamos sempre à disposição da Polícia Civil para cuidarmos das pessoas e fortalecermos essa parceria”, destacou.

O presidente da Câmara, Fernando Linhares, pontuou sobre a cessão do espaço para o Instituto Médico Legal e falou sobre seu trabalho para concretizar essa conquista para a cidade. “Desde o início do meu mandato, busquei incansavelmente um local digno e adequado para o novo IML no município, visando atender melhor nossa população e proporcionar condições adequadas aos profissionais da Polícia Civil que lá atuam. A situação no atual Necrotério do Baú é insustentável e exige uma solução urgente”, enfatizou Linhares.

Já o delegado Bernardo de Barros Machado ressaltou a parceria para solucionar a questão do IML na cidade. “Agradeço pela iniciativa de resolver uma questão que se arrasta há vários anos. João Monlevade é uma cidade próspera e um polo do Médio Piracicaba, cortada por uma rodovia movimentada e, infelizmente, com muitos acidentes. Com essa cessão, damos um passo principal, pois agora temos os recursos para estruturar todo o imóvel. Nosso objetivo é inaugurar o espaço e realizar os trabalhos nesse novo ambiente, que certamente é infinitamente melhor do que o anterior”, finalizou.